Fechaduras inteligentes para seu escritório e coworking: como escolher o melhor?

Fechaduras inteligentes para seu escritório e coworking

Elina

October 31, 2022

Por esse mundo fora, vemos cada vez mais fechaduras inteligentes, e não admira. As novas tecnologias têm feita maravilhas pela nossa segurança. Com uma fechadura inteligente, se tivermos aquela terrível sensação de que saímos sem trancar a porta de casa, não temos de voltar lá para nos certificar. Em geral, podemos fazê-lo à distância, através de uma app. Já não é preciso saltar varandas ou chamar os bombeiros quando nos esquecemos da chave. Usamos uma app. Só nos resta uma coisa. Saber escolher a mais indicada para as nossas necessidades, neste caso em concreto, as empresas e os espaços de coworking.

As fechaduras inteligentes são seguras e muito práticas. Uma vez que podem ser abertas à distância com facilidade e rapidez através de uma app, dão aos proprietários e gerentes empresariais o poder de decidir quem pode ou não aceder às instalações. Elas permitem atribuir e alterar códigos PIN permanentes ou temporários, para períodos específicos ou intervalos regulares; atribuir uma “chave virtual” a um utilizar que tenha a app necessária; abrir e fechar portas à distância através do telemóvel; gerar relatórios da atividade de acessos; e receber alertas de abertura ou fecho de portas.

Todos os espaços de trabalho são diferentes e complexos. Há de tudo, desde os pequenos ambientes familiares aos grandes ecossistemas empresariais. É, por isso, essencial, antes de mais nada, determinar as necessidades do espaço em ternos de acesso:

Quem precisa de acesso.

Quantas pessoas precisam de acesso.

Qual é a rotatividade das pessoas que precisam de acesso.

Se há diferentes níveis de acesso para diferentes pessoas.

Quem gere as instalações.


No caso dos pequenos negócios, como um escritório, por exemplo, as fechaduras inteligentes poupam muitas dores de cabeça. Se alguém se esquece da chave ou se só uma pessoa é que abre a porta a todas as outras e chega atrasada, a fechadura inteligente é uma forma de garantir que ninguém dá com o nariz na porta. Há muitas soluções em conta para os pequenos negócios, que funcionam com wi-fi, bluetooth, tecnologia 3G e não só. Tem o exemplo da Raixer mini (https://www.raixer.com/product/mini), que permite a abertura à distância ou o acesso temporário, através de chamada telefónica, além de ter uma app que lhe indica quem abriu a porta e quando.

Já no caso de espaços maiores, com mais movimento, por exemplo, espaços de coworking ou uma empresa, é preciso coordenar melhor os acessos e, mais uma vez, as fechaduras inteligentes são uma grande ajuda. Existem fechaduras inteligentes com PIN que podem ser muito úteis nestes casos, simplesmente, cada utilizador tem obrigatoriamente de ter uma app específica instalada no seu telefone.


Atualmente, já quase não faz sentido andar com os bolsos ou as bolsas a chocalhar com chaves. Já temos os nossos meios de pagamento no telemóvel, porque não ter também as chaves? E com a flexibilização do trabalho a popularizar-se, os escritórios começam a ser também espaços flexíveis, que os funcionários “visitam” ocasionalmente. Mas essas idas e vindas sem horários fixos semeiam o caos na logística de qualquer negócio. Um caos que as fechaduras inteligentes vieram travar.